top of page

PROJETO

Este projeto de Sharon Tomás Caldas vai crescendo com a colaboração de voluntários. Somos um grupo de pessoas que dedica parte dos tempos livres à genealogia. Para além de construir as nossa próprias árvores genealógicas, decidimos ajudar todos que queiram começar as suas árvores e que tenham as suas raízes neste concelho da Lourinhã.
Aqui pode pesquisar na nossa base de dados por registos de batismo, casamento e óbitos, entre outros.
O concelho está dividido nas seguintes freguesias no Arquivo Nacional da Torre do Tombo:

- Nossa Senhora da Anunciação da Vila da Lourinhã
- São Lourenço dos Francos
- Nossa Senhora da Conceição da Moita dos Ferreiros
- Divino Espírito Santo do Moledo
- São Domingos do Reguengo Grande
- São Lourenço dos Galegos
- São Miguel do Vimeiro

Tendo em conta que a caligrafia pode ser difícil de entender ou as páginas estarem deterioradas, pode acontecer haver erros. Caso encontre algum, por favor envie uma mensagem para o mesmo ser confirmado e retificado. Obrigada.

COMO TUDO COMEÇOU

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce"
Mensagem, Fernando Pessoa, 1934

Neste caso, uma mulher.
Sharon Tomás
 Caldas, nascida no Canadá e filha de pais lourinhanenses, começou a sua viagem à procura das suas raízes em 2010 e assim continuou durante 10 anos.
Em 6 de junho de 2020, durante a situação pandémica provocada pelo covid-19 no mundo, criou no facebook o grupo Genealogia | Lourinhã. Aqui foi possível reunir pessoas com o mesmo hobbie e com o mesmo desejo de descobrir mais sobre os lourinhanenses que existiram antes de nós.
Mas à medida que foi descobrindo mais sobre os lourinhanenses, foi crescendo a vontade de poder partilhar e ajudar quem quisesse começar a sua própria árvore genealógica. Porém, sabendo o quanto pode ser moroso pesquisar por um registo e por vezes desanimador, surgiu a ideia de um projeto.
E assim, juntamente com outras pessoas com a mesma paixão pela genealogia, começou-se esta página.

A mulher sonhou, a obra nasceu e Deus dará asas para este projeto voar bem alto.


 

A IMAGEM

O logotipo foi muito pensado, inspirado na Lourinhã e no objetivo do projeto:
- Formato do brasão, tal como o antigo brasão do concelho e das freguesias da Lourinhã
- Substituiu-se o castelo do brasão pela roseta da Igreja Matriz da Nossa Senhora da Anunciação, pois na maioria dos antepassados que procuramos, apenas existem os registos paroquiais.
- O ramo de loureiro simboliza a possível origem do nome da Lourinhã. O Loureiro era a árvore nativa mais abundante na nossa região.
- A cor verde água para relembrar o mar e as fazendas cultivadas, onde muitos lourinhanenses tiravam o seu sustento e o das suas famílias.
- A font serifada, mais antiga e conservadora. Utilizada desde do século XV, a palavra "serifa" refere-se aos pequenos pés presentes nas partes superiores e inferiores de cada letra.


 

20211228 - Logo 27 quadrado.png
bottom of page